Pages

25 abril, 2013

Ante os problemas da vida


NOSSOS PROBLEMAS NEM SEMPRE SÃO TÃO GRANDES QUANTO A NOSSA INCAPACIDADE DE NOS DEFAZERMOS DELES.

Qualquer dificuldade se nos agiganta na imaginação, porque nos habituamos a excessiva inquietude em torno dela; sem dúvida, é forçoso criar clima propício à solução pacífica e edificante de crises que surjam e para isso justamente é que necessitamos cultivar serenidade e entendimento.
Reflitamos nos problemas cotidianos, categorizando-os por recursos renovadores.
 
Toda questão embaraçosa nos é apresentada qual se a vida nos propusesse um enigma.
Aceitemo-lo calmamente e vejamos como aproveitá-lo.
Comecemos por uma atitude de compreensão e simpatia, examinando-lhes as facetas.
 
HAITI
Se nos achamos perante uma situação desagradável, meditemos nela, não como pesar que nos afete individualmente, mas sim como episódio com funções no benefício geral, e ajudemo-lo a encaixar-se no mecanismo das circunstâncias, em louvor da harmonia comum. A pedra que acidentalmente nos fira será provavelmente a peça que sustentará a segurança na construção, e, porque nos haja trazido leve dissabor, isso não é motivo para arredá-la do serviço que deve prestar à coletividade.
 
Assim acontece com a crítica, com a desilusão, com o desentendimento ou com a perseguição gratuita.
Recebamo-los sem mágoa e observemos qual a mensagem favorável e útil de que se fazem veículo.
 
Tomada semelhante posição, verificaremos que a crítica nos auxilia, à maneira do inseticida capaz de imunizar a árvore do nosso trabalho contra pragas destruidoras que talvez nos ameacem de perto; aquilo que nomeamos como sendo desilusão passa a revelar-se por transformação imperiosa e benéfica; o desentendimento é a oportunidade que, muitas vezes, favorece a supressão de pequeninos obstáculos, antes de se formarem obstáculos maiores, e a perseguição gratuita habitualmente estabelece condições para que o apoio de nossos verdadeiros amigos se levante junto de nós, para união mais íntima e realizações mais amplas.
Nunca te amedrontes diante dos problemas que te apareçam.
Na maioria das circunstâncias, eles significam mudança e mudança pede adaptação à realidade para o bem de todos e mais acentuada felicidade para cada um, no nível em que cada um se coloque.
À frente de qualquer desafio, recordemos que todo problema é um convite da vida, em nome de Deus, para que venhamos a compreender mais amplamente, melhorar sempre e servir mais.

Livro: Encontro Marcado Emmanuel - Chico Xavier
 "JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha um Idioma