Pages

29 maio, 2015

Felicidade e Fé

Seja qual for o momento que estejamos vivendo, não percamos a fé, este sentimento maior que nos impulsiona a crer no invisível, mas que nos toca profundamente em tudo a que somos sensíveis. 

Arte em Argila
Fé é o mote das vidas de todos os pretendentes a uma vida melhor. Não está ela ligada a nenhuma religião específica, e não existe fé melhor ou mais poderosa. Fé é fé. Crer em Deus em todas as circunstâncias, sem a pieguice infantil criada pela cegueira do fanatismo em suas variadas representações.

É necessário crer em algo superior para que seja possível vivenciar os fatos do mundo sem cair nas armadilhas em que o egoísmo, este porta-voz da maldade humana, nos atropela, impedindo a marcha de sucesso progressivo. Algo superior no que cremos não é representado por este ou aquele semelhante. A superioridade não obedece a qualquer ditame terreno: é uma questão de elevação espiritual.

A superioridade divina é representada única e exclusivamente por Jesus, que se fez Cristo de Deus, nos legando todos os ensinamentos que nos são necessários para as jornadas das vidas que devemos viver, sem os atropelos aos quais nos expomos por orgulho.

Ao sofrermos algum tipo de dor, com certeza, veremos que, em grande número de casos, esta é pura consequência de ações por nós praticadas no exercício do livre arbítrio. Claro que existem aquelas, quase exceção, que estão ligadas ao passado remoto, pertencentes às lembranças não físicas, do mundo psíquico, espiritual.

Se pensarmos de modo mais amplo e equilibrado, veremos que a dor é fundamental para a sobrevida. É ela que nos informa a existência de uma cárie, da unha inflamada, o estômago sofrendo por excesso e todo o tipo de desordem. A dor de consciência nos anuncia a falha cometida e a necessidade da corrigenda para alívio do sofrimento e continuação da jornada em paz.

Certamente, algumas emoções que chegam a nos desorientar fortemente encontram residência em nosso ego, e todo ser humano é naturalmente egocêntrico. Não há nada de errado em sê-lo, pois aí está a base da individualidade, o fator que garante a vida e o progresso. 


É necessário que seja assim, pois, ao contrário, não seríamos um ser, uma consciência, uma estrutura físico-espiritual, capaz de agir com desenvoltura e senso crítico. O perigo está quando há deformação do ego de onde brota o egoísmo. É este sentimento que muitas vezes nutrimos sem pensar, no qual se encontram as raízes de nossas dores.

Por mais que venhamos a sofrer, jamais chegaremos próximos das dores sentidas por Maria, a Santíssima que se cobriu com todo o seu amor de mãe para entregar-nos seu Filho, para este nos ensinar a paz, o amor, a felicidade e a fé, que nos leva a seguir Jesus como caminho, verdade e vida.

Por Iriê Salomão de Campos
Comunidade Espírita "A Casa do Caminho"

"JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha um Idioma