Pages

11 junho, 2014

Respeite a si mesmo!


Você tem hábitos que sabe que não lhe servem mais? Você tem algum vício ou defeito que lhe incomoda muito? Defeitos todos nós temos, alguns mais visíveis, outros um tanto camuflados, a ponto de nós mesmos não os percebermos.

Sem falsa modéstia, já é uma grande coisa termos o propósito firme de nos melhorarmos, vivermos tentando nos reformar. Mas sabemos que isso não basta. Não dizem que de boas intenções o inferno está cheio? Pois é. A intenção é importante como um começo, como um dos primeiros passos, mas ela deve ser seguida de ação, e por mais que isso seja impopular, essa ação é urgente! Não podemos adiar indefinidamente.

Temos que ter o máximo respeito com o funcionamento dos mecanismos da nossa mente. Nossa mente consciente é a parte racional, que percebe a informação, capta a informação, analisa a informação e julga a informação. Nossa mente subconsciente não é assim tão criteriosa. Na verdade ela apenas cumpre ordens. Tudo o que ela capta ela toma como verdade e armazena. E trata de colocar em prática. Em nosso íntimo somos governados por ela.

O fato é que nossos hábitos estão fatalmente ligados à nossa mente subconsciente. Daí a dificuldade de se abandonar um vício, por exemplo. Você certamente conhece algum fumante que queira parar de fumar e não consegue. Através de sua mente consciente ele sabe que o vício é prejudicial, e acredita em todos os argumentos usados em desfavor do vício. Mas sua crença na dependência, o reconhecimento de sua fraqueza perante o vício, está tão fortemente arraigado em sua mente subconsciente, que ele não se permite buscar suas forças internas para vencer a dependência física e química.

Do mesmo modo acontece em relação aos nossos defeitos, nossas falhas de caráter. Em algum momento você percebe que essas características não combinam com você, com o que você quer e acredita, e então quer livrar-se delas. É fácil? Claro que não. Por isso você não abandona esses defeitos imediatamente. Falha na primeira tentativa, e na segunda, e na terceira… O problema é que isso também pode se tornar um hábito. O hábito de tentar abandonar um mau hábito.

Com o tempo e as tentativas frustradas, sua mente subconsciente passa a acreditar que essas tentativas de abandono do mau hábito são uma espécie de complemento do mau hábito, fazem parte do mau hábito, e você se acostuma a tentar e fracassar. O fracasso se torna aceito. Assim surgem as desculpas do tipo: “eu tento, mas não consigo” ou “eu sou assim mesmo, sempre fui assim” ou “eu tento mudar, mas é difícil”.

Você alguma vez se perguntou por que faz sempre as mesmas coisas erradas, mesmo que já tenha se proposto a parar com isso? Até quando você será capaz de fingir pra você mesmo? Se não dá pra abandonar todos os defeitos da noite para o dia, e é claro que não dá, escolha um ou dois. Escolha um de cada vez. Escolha o pior deles, o que mais o incomoda, e concentre sua atenção e sua força sobre ele.
Cada vez que você falha você fica mais insatisfeito consigo mesmo. E acostuma-se com isso. Finge que isso é normal. Por que você faz isso? Por que esse desrespeito para com você? Se você determinou uma mudança em seus hábitos, em seu comportamento, você deve cumprir! Não perca a credibilidade perante você mesmo. Lembre-se, a todo o momento, que você é a pessoa mais importante do mundo para você Egoísmo? Pelo contrário! Você é o parâmetro de seu comportamento e de suas atitudes para com os outros. Você deve amar o próximo como a você mesmo, não é?

Você deve amar muito ao próximo. Então deve, antes, amar muito a você. E como é que você vai se amar se nem ao menos se respeita? Respeite-se! Cumpra com o que determina para si mesmo. 

Você merece respeito. 
Por Morel Felipe Wikon
"JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha um Idioma