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17 janeiro, 2013

O Homem Integral

As enciclopédias definem o homem como um “animal racional, moral e social, mamífero, bípede, bímano, capaz de linguagem articulada, que ocupa o primeiro lugar na escala zoológica; ser humano...”
O momento mais eloqüente do seu processo evolutivo deu-se quando adquiriu a consciência para discernir o bem do mal, a verdade da impostura, o certo do errado, prosseguindo na marcha ascensional que o conduzirá às culminâncias da angelitude.
Estudado largamente através dos séculos, Pitágoras afirmava que ele (o homem) é a medida de todas as coisas, enquanto Sócrates elucidava ser o objeto mais direto da preocupação filosófica.
Durante o estoicismo e o neoplatonismo houve uma preocupação para que ocorresse a “dissolução do homem em a Natureza”, mesmo aí revelando a grande preocupação de
ambas as escolas com este ser admirável.
Na conceituação cristã ele “transcende o mundo”, em uma dimensão totalmente
diferente desta.
Já o racionalismo o considera, desde Descartes, como o “ser pensante por
excelência, como a razão que compreende e explica o mundo e a si mesma.”
No espiritualismo idealista o “espírito tem a primazia em tudo que se relaciona com o
mundo e a vida humana”, enquanto que para o materialismo o “espírito não é mais que
uma forma de atividade da matéria que, em determinada fase de sua evolução, de formas
simples para outras mais complexas, adquiriu consciência...”
Mivart, o célebre naturalista inglês, analisando, psicologicamente, o homem, esclarece
que ele “difere dos outros animais pelas características da abstração, da percepção inte-
lectual, da consciência de si mesmo, da reflexão, da memória racional, do julgamento, da
síntese e indução intelectual, do raciocínio, da intuição intelectual, das emoções e
sentimentos superiores, da linguagem racional, do verdadeiro poder de vontade.”
Sócrates e Platão estabeleceram que o homem era o resultado do ser ou Espírito
imortal e do não ser ou sua matéria que, unidos, lhe facultavam o processo de evolução.
Os filósofos atomistas reduziam-no ao capricho das partículas que, em se
desarticulando, aniquilavam-se através do fenômeno biológico da morte.
Jesus, superando todos os limites do conhecimento, fez-se o biótipo do Homem
Integral, por haver desenvolvido todas as aptidões herdadas de Deus, na condição de ser
mais perfeito de que se tem notícia.
Toda a Sua vida é modelar, tornando-se o exemplo a ser seguido, para o logro da
plenitude, de quem deseja libertação real.
A Filosofia, mediante as suas diversas escolas, tem procurado oferecer ao homem
caminhos que o felicitem em contínuas tentativas de interpretar a vida e entendê-lo.
A Psicologia, que inicialmente se confundia com a estrutura filosófica, de passo em
passo libertou-se de seu jugo e, buscando estudar a psique, alcançou, na atualidade,
expressão de relevo para a compreensão do homem, dos seus problemas e seus
desafios psicológicos.
A multiplicidade de tendências ora vigentes, nessa área, comprova o interesse dos
estudiosos desta e de outras disciplinas do conhecimento, buscando a libertação doindivíduo em relação aos desafios e dificuldades que o afligem.
Algo recentemente (1966) surgiu, nos Estados Unidos, a quarta força em Psicologia,
que é a Transpessoal, ampliando o campo de investigação além do Behaviorismo, da
Psicanálise e da Psicologia Humanista, fornecendo mais amplos esclarecimentos sobre o
homem integral...
Os seus pioneiros vieram dos quadros da Psicologia Humanista, facultando a
introdução de alguns ensinamentos e experiências orientais, graças aos quais abrem
espaços para uma visão espiritualista do ser humano em maior profundidade.
O Espiritismo, por sua vez, sintetizando diversas correntes de pensamento psicológico
e estudando o homem na sua condição de Espírito eterno, apresenta a proposta de um
comportamento filosófico idealista, imortalista, auxiliando-o na equação dos seus
problemas, sem violência e com base na reencarnação, apontando-lhe os rumos felizes
que deve seguir.
Na presente Obra fazemos um estudo de diversos fatores de perturbação psicológica,
procurando oferecer terapias de fácil aplicação, fundamentadas na análise do homem à
luz do Evangelho e do Espiritismo, de forma a auxiliá-lo no equilíbrio e no
amadurecimento emocional, tendo sempre como ser ideal Jesus, o Homem Integral de
todos os tempos.
Embora reconheçamos singela a nossa contribuição, esperamos de alguma forma
auxiliar aqueles que nos leiam com real desejo de renovação e de aquisição de saúde
psicológica, consciente de havermos feito o máximo ao nosso alcance, neste grave
momento da Humanidade.
Salvador, 20 de fevereiro de 1990.  Joanna de Ângelis
"JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL:DIVULGUE O ESPIRITISMO."

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