Pages

16 agosto, 2012

Um Momento


Antes de negar-se aos apelos da caridade, medite um momento nas aflições dos outros... Imagine você no lugar de quem sofre.
 
Observe os irmãos relegados aos padecimentos da rua e suponha-se constrangido à semelhante situação.
 
Repare o doente desamparado e considere que amanhã, provavelmente seremos nós, candidatos ao socorro na via pública.
 
Examine o ancião fatigado e reflita que se a desencarnação não chegar em breve, não escapará você da velhice.
 
Contemple as crianças necessitadas, lembrando os próprios filhinhos.
 
Quando a ambulância deslize rente ao seu passo, conduzindo o enfermo anônimo, pondere que talvez um parente nosso extremamente querido se encontre a gemer dentro dela.
 
Escute pacientemente os companheiros entregues à sombra do grande infortúnio e recorde que em futuro próximo, é possível estejamos na travessia das mesmas dificuldades.
 
Fite a multidão dos ignorantes e dos fracos cansados e infelizes, julgando-se entre eles, e mentalize a gratidão que você sentiria perante a migalha de Amor que alguém lhe ofertasse.
 
Pense um momento em tudo isso!!! E você reconhecerá que a caridade para nós todos é simples obrigação!!!
 
Autor: André Luiz, psicografado por Chico Xavier
"JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL:DIVULGUE O ESPIRITISMO."

12 agosto, 2012

O Espiritismo

"O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual, e as suas relações com o mundo corporal; ele no-lo mostra, não mais como uma coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da natureza."

Uma visão sobre a Vida Maior renasce no século XIX na França: verdadeiro ato heróico fez o notável professor Allan Kardec, ao trazer toda uma ideia sobre a espiritualidade para o Velho Mundo, até então adormecido pelas doutrinas materialistas e lucrativas.

O Estado e as classas sociais dominadoras transformavam os ineteresses de alguns em necessidades de todos. Para asssegurar privilégio e poder, usavbem dos instrumentos possíveis, desde as religiões, meios de comunicação e até a escola, como difusão de crenças e valores que lhe garantissem a ordem social e seus ideais como verdades de todos.

A religião como instituição sagrada se converetia em instrumento e, ao mesmo tempo, vítima do processo.

Os sacerdotes eram os donos das almas há séculos, e os destinos das criaturas estavam circunscritos às decisões eclesiáticas, que detinham o cetro "divino" da absolvição ou da condenação.

Acreditava-se que as consciências não tinham estrutura de fato para fazer avaliações sobre o certo e o errado; por isso eram manipuladas por crenças autoritárias e arbitrárias, ditadas por homens intransigentes e fanáticos.

A missão imposta às escolas e às universidades era a de contribuir para a difusão/consolidação de ideologias criadas por esses grupos detentores da decisão formando consciências submissas e servis, , tementes a Deus, ao Rei e ao Estado e impondo-se com argumentos incompatíveis com a ordem divina, para atender a necessidades camufladas pelos herdeiros privilegiados e arrogantes de uma sociedade absolutista.

O eminente educador Rivail, homem de uma religiosidade missionária, traz a França, em meio ao positivismo de Augusto Comte, a ideia imortalista do Espiritismo.

Apesar de a crença na reencarnação ter sido banida do movimento religioso pelos concílios ecumênicos da Antiguidade, Kardec a apresenta ao mundo sob a supervisão dos Espíritos Superiores, estabelecendo assim novos rumos a sociedade, presa a conceitos de superioridade de nascimento e graças especiais entre os escolhidos.

Os preconceitos de classe social, cor e sexo caem por terra, já que pela roda das encarnações sucessivas poderemos habitar os mais diversos corpos e pertencer às mais diversas castas da sociedade; a família patreiarcal e possesssiva já não têm razão de ser e a servidão da mulher toma conotação de crença despótica e machista.

Faz-se então uma verdadeira revolução nos costumes medievais que ainda vigoravam na época, a qual encontra consideração por parte de alguns, pela lógica e discernimento da vida como um todo, e oposição por parte de outros, pelo grau de imaturidade psicológica deles e por mexer em valores íntimos de convencionalismo e superstição arraigados em suas consciências através dos tempos.

O Espiritismo fexz renascer nas almas a compreensão da verdadeira natureza do homem e a percepção de que seu destino é fruto de suas escolhas.

Imortalidade da alma e vidas sucessivas são algumas das bases sólidas que abalaram os alicerces de toda uma coletividade estruturada numa visão distorcida da verdade universal. A nova ideologia estabelece por crença indispensável a fraternidade, como concepção de vida real a ser incorporada pelos indivíduos e grupos a medida que suas necessidades espirituais forem tomando aspectos de ascenção e conhecimento.

A Doutrina Espíritia é u método extraordinário de educação. A sobrevivência após a morte, a preexistência e a evolução das almas ainda são quase que totalmente desconecidas pelos povos com ares de hegemonia. Porém, ao tempo, certo delas tomarão consciência, conforme afirma o apóstolo Paulo, quando escreve às igrejas da Galácia:"...porque a seu tempo tudo ceifaremos..." 
"JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."


09 agosto, 2012

Quando a pureza estiver conosco

Manaus, Brasil
Quando a pureza estiver em nossos olhos, fixaremos na cicatriz do próximo a desventura respeitável do nosso irmão. 

Quando a pureza morar em nosssos ouvidos, receberemos a calúnia e a maldade, nelas sentindo o incêncio e o infortúnio que ainda lavram no espírito daqueles que nos observam sem o exato conecimento de nossas intenções.

Quando a pureza se demorar em nossa boca, a maledicência surgirá, junto de nós, por enfermidade lamentável do amigo que nos procura, veinculando-lhe o veneno, e saberemos fazer o silêncio bendito com que possamos impedir a extensão do mal.

Quando a pureza se associar ao nosso raciocínio, identificaremos nos pensamentos infelizes e deplorável visitação da sombra, diante da qual acenderemos a luz da nossa fé para a justa resistência.

Quando a pureza respirar em nosso coração, o endurecimento espiritual jamais encontrará guarida em nossa alma, porque o calor de nosso carinho se irradiará em todas as direções, estimulando a alegria dos bons e reduzindo a infelicidade dos nosssos irmãos que ainda se confiam à ignorância. 

Quando a pureza brilhar em nossas mãos, a preguiça não nos congelará a boa vontade e aproveitaremos as mínimas oportunidades do caminho para o abençoado serviço do amor que o Mestre nos legou. "Bem-aventurados os puros de coração" - proclamou o Divino Amigo. Sim, bem-aventurados os que esposam o bem para sempre, porque semelhantes trabalhadores da luz sabem converter a treva em claridade, os espinhos em flores, as pedras em pães e a própria derrrota em vitória, criando, invariavelmente, o Céu onde se encontram e apagando os variados infernos que a miséria e a crueldade inflamem na Terra para tormento da vida.
Pelo Espírito Emmanuel, página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, no dia 28 de julho de 1952, extraída do livro "Deus Conosco", editado por "Vinha de Luz-Serviço Editorial", Belo Horizonte-MG. "JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL:DIVULGUE O ESPIRITISMO."

05 agosto, 2012

Para vencer

FOTO - Kem Thorn, Madagascar

* Evita as preocupações desnecessárias, reconhecendo que certos acontecimentos da vida, qual ocorre com o dia e a noite, surgirão sem qualquer interferência nossa.
* A cordialidade para com todos será a base na sustentação da própria harmonia, porquanto a cordialidade dos outros é ingrediente muito importante na aquisição da paz que procuras.
 

* Cultiva a bondade e o pensamento recto; no entanto, porque já possas fazer isso, não menosprezes aqules que se te afigurem errados, de vez que, provavelmente, em futuro próximo, terão galgado um degrau de elevação que despenderás talvez muito tempo para alcançar.
 

*Ilumina-te com a verdade, distribuindo-a em veículos de amor; entretanto, não lhe uses o clarão para destacar as chagas alheias, porque o Poder Supremo que te auxiliou caridosamente a obter mais luz, saberá dissipar as sombras nas quais, porventura, ainda se envolvam muitos dos nossos irmãos.
* Desculpa sempre, sejam as ofensas como forem, reflectindo nas faltas e débitos em que temos sido infinitamente perdoados.
 

* Corrige amando, onde anotes a presença do erro, aproveitando o exemplo do cirurgião que não corta além da necessidade de preservar a vida.
* Valoriza o teu lugar de trabalho, por mais ínfimo que pareça, nele rendendo o máximo de bem ao teu alcance, entendendo que o mar não substitui a fonte, e a fonte, que não pára no próprio curso, chegará, inevitavelmente, à imensidade do mar.
 

* Auxilia, educando os que te reclamem amparo, de modo que a suposta auto-suficiência não te esfrie o coração e de maneira que a tua generosidade em descontrole possível não cronifique a servidão e a dependência.
* Ama com todas as forças do sentimento; contudo, não exijas a retribuição dos entes queridos, uma vez que amar igualmente significa compreender, e muitos daqueles que amamos devem carinho e abnegação a outros seres, a fim de se realizar na plenitude do amor que aspiramos a alcançar, em auxílio a nós mesmos.
 

* Não permitas que desilusões e provas te impeçam de trabalhar, porquanto a Divina Providência, em qualquer ocorrência difícil, nunca te faltará com os recursos precisos, em matéria de amor e de apoio material, para que não te omitas nos encargos que te competem. E, ainda mesmo quando te acredites sob protecção imbatível, no que se refira a disponibilidade terrestre, trabalha sempre, porque ninguém vence os caminhos de acesso à felicidade quando não se dedica a servir e mais servir.
Emmanuel
Mensagem psicografada por Chico Xavier em Caminhos de Volta "JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

04 agosto, 2012

Evangelho I

"É para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei firmes, portanto, e nos vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão." Galatas 5:1

Escolha um Idioma