Pages

17 junho, 2012

Convite à Disciplina


Coreia do Sul
“Somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer.” (Lucas: 17-10.) 
 
Os néscios não conseguem entendê-la.
Os preguiçosos supõem marginalizá-la.

Os ingratos desconsideram-na.

Os frívolos transferem-na no tempo e na oportunidade.

Os atormentados teimam por evitá-la.

Os vândalos corrompem-na.

Os pervertidos pensam mudar-lhe a estrutura, confundindo o teor em que se apresenta.


Mas, incorruptível, a disciplina traça linhas diretivas e vigorosas, trabalhando o diamante bruto do espírito, a fim de expungí-lo de toda jaça e torná-lo de real valor. Enxameiam em todo lugar os homens que a conspurcam, enlouquecidos pela tirania do “eu” ou amesquinhado sob o peso da irresponsabilidade.


Nos dias modernos, muitas pessoas acreditam que manter disciplina em relação a si mesmas, como ao próximo e à comunidade, – bases que são da Humanidade –, é esforço vão, tendo em vista a vitória dos usurpadores, das facções poderosas que se utilizam da força e da astúcia dos donos dos monopólios, como da impiedade... 
No entanto o mentiroso a si mesmo se engana; o tirano a si próprio se prejudica; o avaro constrói o presídio dourado da loucura pessoal; o criminoso jugula-se à hediondez; o explorador condiciona-se insaciabilidade.
Ninguém engana, realmente, ninguém.


É da Lei Divina que o homem somente sofre o que deve. Desde que se apresente em condição de vítima expunge, enquanto o algoz adquire débito para ulterior aflição.

Face a isso, disciplina-te no exercício dos pequenos labores para fruíres as alegrias que te conduzirão aos eloqüentes deveres que libertam e acalmam.

 
Disciplina é impositivo de alevantamento moral fomentador do progresso, base da paz, de que ninguém pode prescindir. Se as tuas disciplinas morais por enquanto se apresentam como pesada canga, persevera e insiste nelas até que te chegue o instante liberativo em que se transformarão em prazer de plenitude e gozo de harmonia pessoal decorrentes do júbilo de todos pelo que hajas produzido e conseguido.
Divaldo Pereira Franco / Joanna de Ângelis / Livro: Convites da Vida / 07/12/2011
"JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha um Idioma