Pages

17 julho, 2010

O Egoísmo e o Orgulho

Paquistão


É bem sabido que a maior parte das misérias da vida tem sua origem no egoísmo dos homens. Desde que cada um pensa em si antes dos outros, e quer sua própria satisfação antes de tudo, cada um procura naturalmente proporcionar-se esta satisfação a qualquer preço, e sacrifica, sem escrúpulo, os interesses de outrem, desde as menores coisas até as maiores, na ordem moral como na ordem material; daí todos os antagonismos sociais, todas as lutas, todos os conflitos e todas as misérias, porque cada um quer afastar com intrigas o seu vizinho.


O egoísmo tem sua origem no orgulho.  A exaltação da personalidade leva o homem a se considerar acima dos outros; julgando-se com direitos superiores, melindrando-se com tudo o que, segundo ele, é um golpe contra os seus direitos. A importância que, por orgulho, dá à sua pessoa, torna-o naturalmente egoísta.
(...) para que os homens vivam como irmãos, não basta pregar-lhes lições de moral, é preciso destruir as causas do antagonismo entre eles e combater o que dá origem ao mal: o orgulho e o egoísmo.(...)


Filipinas
  Destruir o egoísmo e o orgulho é coisa impossível, dir-se-á, porque estes vícios são inerentes à espécie humana. Se assim fosse, seria preciso desesperar-se com todo o progresso moral; todavia, quando se considera o homem nas diferentes épocas, não se pode menosprezar um progresso evidente; logo, se ele progrediu, ainda pode progredir. Por outro lado, não se encontrará nenhum homem desprovido de orgulho e de egoísmo? Não se veem, ao contrário, dessas naturezas generosas, em quem o sentimento de amor ao próximo, de humildade, de devotamento e de abnegação parece inato? O número é menor do que o dos egoístas, isto é certo, de outra forma não fariam estes últimos a lei; mas há mais dessas criaturas do que se imagina, e se parecem tão pouco numerosos, é que a virtude modesta permanece na sombra.(...)


 A principal dessas causas se deve, evidentemente, à falsa ideia que o homem faz de sua natureza, de seu passado e de seu futuro. Não sabendo de onde vem, acredita-se mais do que é; não sabendo para onde vai, concentra todo o seu pensamento na vida terrestre; deseja-a tão agradável quanto possível; deseja todas as satisfações, todos os gozos; é por isso que pisa no seu vizinho, se este lhe opõe algum obstáculo; mas para isso, é preciso que ele domine: a igualdade daria, aos outros, direitos que ele quer só para si; a fraternidade lhe imporia sacrifícios, em detrimento do seu bem-estar; a liberdade, ele a quer para si, e não a concede aos outros, senão quando ela não traz nenhum prejuízo aos seu direitos. Tendo cada um as mesmas pretensões, daí resultam conflitos perpétuos que fazem pagar bem caro os poucos gozos que chegam a obter.(...)
 (O Egoísmo e o Orgulho, Obras Póstumas, Allan Kardec)
"Junte-se a nós neste ideal: divulgue o Espiritismo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha um Idioma