Pages

28 fevereiro, 2015

Arte e Ciência de Ajudar

Há quem diga que os infelizes de hoje estão expiando os erros
Tiradentes, Minas Gerais, Brasil
de ontem, na injunção de carmas dolorosos.
Ajudá-los, seria impedir que os resgatassem.
É correto que a dor de agora procede de equívocos anteriores,
porém, a indiferença dos enregelados, por sua vez, está-lhes
criando situações penosas para mais tarde.
 

Quem deve paga, é da Lei. Mas, quem ama, dispõe dos tesouros
que, quanto mais se repartem, mais se multiplicam. 

É semelhante à chama, que acende outros pavios e sempre faz arder, repartindo-se, sem nunca diminuir de intensidade.
Faze pois, a tua opção de ajudar e o mais a Deus pertence.

Pelo Espírito Joanna de Ânngelis, médium Divaldo Pereira Franco 
"JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

25 fevereiro, 2015

Ante o além

A vida não termina onde a morte aparece.
Não transformes saudade em fel nos que se foram.
Eles seguem contigo, conquanto de outra forma.
 

Dá-lhes amor e paz, por muito que padeças.
Eles também te esperam procurando amparar-te.
Todos estamos juntos, na presença de Deus.

Pelo Espírito Emmanuel, médium Chico Xavier
 "JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

21 fevereiro, 2015

Oferta da esperança

Quando a tribulação te mostre a face
Por ferida pungente
Que viesse e ficasse, dentro de ti e em derredor,
Não te permita arrasar-te,
Recorda simplesmente.
Que o céu nos oferece, em qualquer parte,
Tão-somente o melhor.


Quando a prova te alcance, 
Na crítica mordaz que te magoa,
Que teu sonho se apure, cresça e avance
Na direção da Vida Superior;
 

Trabalha, serve e crê, eleva-te e perdoa,
Semeando alegria,
A relembrar que em cada novo dia,
A vida é um cântico de amor.

Pelo Espírito Maria Dolores, médium Chico Xavier 
"JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

17 fevereiro, 2015

Recomecemos

FOTO - Steve Macurry

“Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho.” - Jesus (Mateus, 9 : 16.)
Não conserves lembranças amargas.
Viste o sonho desfeito. 
Escutaste a resposta de fel. 
Suportaste a deserção dos que mais amas. 
Fracassaste no empreendimento. 
Colheste abandono. 
Padeceste desilusão. 
Entretanto, recomeçar é benção na Lei de Deus... 
A possibilidade da espiga ressurge na sementeira.
A água, feita vapor, regressa da nuvem para a riqueza da fonte. 
Torna o calor da primavera, na primavera seguinte. 
Inflama-se o horizonte, cada manhã, com o fulgor do Sol, reformando o valor do dia. 
Janeiro a Janeiro, renova-se o ano, oferecendo novo ciclo ao trabalho. 
É como se tudo estivesse a dizer : Se quiseres, podes recomeçar “. Disse, porém, o Divino Amigo que ninguém aproveita remendo novo em pano velho. 
Desse modo, desfaze-te do imprestável. 
Desvencilha-te do inútil. 
Esquece os enganos que te assaltaram. 
Deita fora as aflições inúteis. 
Recomecemos, pois, qualquer esforço com firmeza, lembrando-nos, todavia, de que tudo volta, menos a oportunidade esquecida, que será sempre uma perda real... 
Emmanuel Do livro “Palavras de Vida Eterna”,  Francisco C. Xavier
 "JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

10 fevereiro, 2015

Senhor que queres que eu faça?

Damasco, Síria - Palácio Azen

O tratamento médico convencional em busca da cura de uma enfermidade pode ser auxiliado por duas condicionantes: crer e querer.

Escorado na fé, aquele que busca o auxílio espiritual para a cura necessita consolidar uma nova aliança com Deus usando de pureza no coração e revigorada forma de viver, a fim de superar suas dificuldades íntimas.

Para refletir sobre esta renovação, vamos relembrar a história de dois personagens que, curados por Jesus, manifestam-se agradecidos perguntando: Senhor o que queres que eu faça?
A obra “Primícias do Reino”, o Espírito Amélia Rodrigues, na psicografia de Divaldo P. Franco, aprofunda a passagem evangélica de um homem com hanseníase (Marcos 1: 40 a 45) que, vendo Jesus de longe cercado por uma auréola de luz, sente-se tomado de intensa força interior e, de joelhos, suplica pela cura.

Sendo atendido por Jesus experimenta uma sensação de renovada vitalidade geral dos tecidos do corpo e reage em êxtase: “Senhor, que queres que eu faça?”

“Não digas a ninguém” é a resposta do Mestre em clara demonstração que o reino dos céus não se faria notar pelas atrações externas, pois que na Terra sempre houve homens e mulheres curadores, mas dar-se-ia pela demonstração de responsabilidade de cada um ao receber a dádiva e através do exemplo que anuncia sua renovação. “Sois o sal da terra... diluindo-se no repasto o sal se faz presente sem alarde e todos o podem identificar”.

Assim orienta ao homem que buscasse o reingresso à rotina da vida usando de respeito aos superiores e às regras de conduta estabelecidas, “... vai, mostra-te aos sacerdotes e oferece, pela tua purificação, o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho”, referindo- se ao pagamento do tributo que representava seu reingresso aos estatutos dos homens.

Para Jesus, o cumprimento dos deveres civis representava uma maneira de elevar a autoestima daquele homem, após ter passado muitos anos no exílio. Porém curado retorna à cidade sem conseguir guardar silêncio. No caminho contava o prodígio de que fora objeto e assim fazendo conseguiu apenas aguçar a curiosidade e a intransigência dos judeus contra o Nazareno.

Enquanto isso, o Mestre reunido aos seus discípulos, esclarece como se ainda estivesse vendo o homem: “A cura mais importante não a experimentou: é aquela que não se restringe à forma, e sim, ao Espírito.

Lavada a morféia (a lepra), ele continua leproso. Acautelai-vos do contágio das misérias que os olhos não veem, mas que entenebrecem a razão e perturbam o coração...”

Exemplo oposto, encontramos na obra “Paulo e Estevão” da psicografia de Chico Xavier.

Conta-nos o autor espiritual Emmanuel que Saulo, orgulho rabino, perseguindo Ananias deparou-se nas estradas para Damasco com a visão deslumbrante de Jesus a lhe perguntar “Saulo porque me persegues?”.

A visão de intensa luz cega Paulo que atirado ao chão levanta-se iniciando sua renovação e pergunta: “Senhor, que queres que eu faça?”.

Neste exemplo, mesmo o Cristo nada pedindo, o então cruel perseguidor dos cristãos recolhe-se por três anos no deserto para refletir sobre os passos que havia dado até então e se transforma em Paulo, o Apóstolo dos Gentios, a divulgar a Boa Nova por onde passou, com amor e muita coragem. Saulo já era um religioso que há muito buscava se religar ao Pai, entretanto seguia ensinamentos recebidos onde o predomínio de práticas externas não lhe preenchia o coração, ao contrário sentia-se ferido e injustiçado ao perder um grande afeto.

O contato amoroso do meigo Nazareno na estrada de Damasco, no entanto lhe envolve por inteiro e transforma sua vida, sem que aquele homem possa mais resistir às transformações emocionais.

Recebemos na casa espírita esclarecimentos sobre os ensinos de Jesus respaldados nas orientações dos espíritos; buscamos a cura dos males físicos e da alma através da aplicação do passe e da água fluidificada e, no recolhimento de nossas orações será preciso perguntar: Senhor, que queres que eu faça?

Não, o espírita não precisa fazer esta pergunta, pois sabe que o Espiritismo não se presta ao espetáculo, ao prodígio, mas que tem por finalidade instruir e reeducar o homem.

Todo esforço empreendido pela espiritualidade superior nos assistindo na solução das dificuldades que atraímos está na esperança de nos ver renovados e, por consequência, contribuir com a renovação da vida no planeta.
Por Maryane Medeiros

 "JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

09 fevereiro, 2015

O tigre


O entrevistador ouvia as queixas do consulente, no serviço de atendimento fraterno, no Centro Espírita:
– O problema é a minha mulher. Mal-humorada, neurótica, agressiva, vive a tumultuar o ambiente do lar. Implica comigo, com os filhos, com a serviçal, com os vizinhos, com os cachorros… É um tormento!
– Meu amigo – ponderava o atendente – não seria razoável considerar a virtudes de sua esposa, deter-se nos aspectos positivos de seu comportamento, a favorecer o entendimento? Há um princípio de psicologia segundo o qual as pessoas comportam-se da maneira como as vemos. Identificar virtudes é uma forma de desenvolvê-las. Estar sempre apontando mazelas e imperfeições é a melhor maneira de exacerbá-las.
 

O consulente arregalou os olhos, surpreendido com aquela tentativa de conciliação em relação ao que lhe parecia inconciliável, e disparou:
– O senhor fala assim porque não conhece minha mulher. Duvido fosse esse o seu discurso se passasse uma semana com ela!
O entrevistador sorriu, paciente.
– Se a sua esposa fosse vitimada por grave enfermidade, o que o senhor faria? Criticaria sua condição? Exigiria que se curasse?
– Claro que não! Seria um criminoso se o fizesse. É a mãe de meus filhos e por sinal cuida muito bem deles.
– Ótimo. Assim considerando, já imaginou que sua esposa está enferma, com um tipo grave de doença?
– Como assim?
Doença da alma, meu amigo. Pessoas irascíveis, agressivas, têm a alma enferma. São mais carentes de auxílio do que a vítima de enfermidade física. Esta pede cuidados. O doente da alma pede mais que isso: paciência, tolerância, compreensão… Imagine um alienado mental a xingá-lo e maltratá-lo. Certamente você relevará, considerando sua insanidade. Por que não fazer o mesmo com sua esposa?
– Só há um detalhe. Minha mulher não é um doente mental. Sabe muito bem o que faz. Por isso irrito-me com ela.
– Sim, ela pode ter consciência de suas ações, porém não tem controle sobre suas emoções, incapaz de discernir, de conter seus impulsos. O tigre que ainda existe em nós, resíduo de estágios primitivos da animalidade, acorda com facilidade nela, levando-a a exercitar essa agressividade, uma insanidade momentânea, com a qual fere as pessoas do círculo familiar.
– É uma boa imagem. O problema é que, em se tratando de minha mulher, o tigre nunca dorme.
– Então trate de sedá-lo. Ninguém consegue ser agressivo o tempo todo, se durante todo o tempo convive com pessoas capazes de oferecer tranquilizantes como a serenidade e a brandura.
 

Diz André Luiz que quando as pessoas perdem o controle, deixando-se dominar pela cólera, descem a estágios primitivos de comportamento, liberando uma agressividade perigosa, capaz de produzir estragos, como um tigre feroz a movimentar-se em espaço livre. A mídia vive a destacar ações criminosas induzidas pelo tigre:
– O marido matou a esposa que o deixou.
– O assaltante fuzilou a vítima que reagiu ao assalto…
– O homem assassinou o motorista que provocou um acidente com seu carro...
– O grupo de pessoas linchou o criminoso…
– O filho apunhalou o pai…
– A esposa jogou ácido no marido…
– O aluno agrediu o professor…
 

Os exemplos são incontáveis, sempre envolvendo o tigre à solta. Uma perguntinha, amigo leitor:
– Por que metade dos casamentos acaba antes de completados sete anos?
Certamente você evocará vários motivos, envolvendo pouca afinidade, divergência de ideias, incompatibilidade de gênios, dificuldades financeiras e até interferência da sogra.
Esses e outros problemas estão apenas na periferia do furacão que destrói o casamento. O epicentro é o tigre que os cônjuges não conseguem manter adormecido. Quando ele acorda, marido e mulher falam e fazem o que é irreparável, acumulando tensões e ressentimentos que desembocam no divórcio.
 

Por isso, o melhor que podemos fazer, nos momentos em que os ânimos se exaltam no lar, será seguir o sábio conselho:
Orar muito e pedir a Deus, com todas as forças de nossa alma, que nos ajude a manter adormecido o tigre que mora em nós.
Por Richard Simonetti
"JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

05 fevereiro, 2015

Trabalho e Vida


Antigo esmeril, rebolo, pedra de amolar
Todos estamos no trabalho que a vida nos confia. Cada qual de nós no lugar certo.
 

Dificuldades se espalham em todos os caminhos da Terra.
 

Imperfeições são comuns a nós todos.
 

Provações constituem patrimônio das lides comunitárias.
 

Sofrimento é o esmeril que nos assegura o aprimoramento íntimo.
 

Doença é fator de renovação, desengano é contato com a realidade.
Crise é o teste da fé que afirmamos possuir.
 

Atendamos às nossas obrigações, fazendo o melhor, porque dever é o ensinamento que se nos faz necessário a cada dia.
Nos momentos amargos, não desesperes.

Faze hoje todo o bem que possas, melhorando a ti mesmo, quanto se te
faça possível, mas não te esqueças de que na Misericórdia de Deus todos temos a luz da esperança, em luminoso amanhã.
Emmanuel - Do livro Luz e Vida

 "JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

03 fevereiro, 2015

Querer e Poder


Quando você não possua o que deseja, você pode valorizar aquilo que tem.

Se não consegue obter a afeição daqueles a quem mais ama, não se esqueça de se dedicar aos que amam a você, especialmente quando necessitem de seu concurso.

Quando não se lhe faça possível criar a grande alegria que alguém lhe solicite, você pode doar a esse alguém o sorriso que menos lhe custa.

Se não dispõe de recursos para colaborar com o muito com que estimaria brindar a essa ou aquela realização de beneficência, oferte a migalha ao seu alcance.

O essencial não é o tamanho do bem que se queira e, sim, o tamanho do amor que você coloque no bem que se decida a fazer.

Pelo Espírito André Luiz, médium Chico Xavier

"JUNTE-SE A NÓS NESTE IDEAL: DIVULGUE O ESPIRITISMO."

Escolha um Idioma